MENU

UNA-SUS/UFCSPA participa de oficinas de trabalho do PROFSAUDE


UNA-SUS/UFCSPA participa de oficinas de trabalho do PROFSAUDE

Clique em exibir as imagens para verNos dias 27 e 28 de março, na Fiocruz Brasília, representantes da UNA-SUS/UFCSPA estiveram presentes na oficina de autores do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE). Os encontros fazem parte de um plano de trabalho que visa à adequação do curso para turma multiprofissional, contemplando além de alunos médicos, também de enfermagem e odontologia.

O PROFSAUDE é executado em rede nacional, com a coordenação da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz-RJ) e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). A rede é composta por instituições de ensino distribuídas pelo país. O mestrado já teve duas edições destinadas a médicos, a primeira em 2016, e a segunda ainda em andamento.

Para realização da terceira edição do mestrado, desde o início de 2019, tem sido realizadas oficinas de trabalho e webconferências semanais para adaptação e integração de conteúdos. Essas atividades envolvem a Secretaria Executiva da UNA-SUS, a Fiocruz-RJ, os professores que são regentes nacionais das disciplinas e as duas instituições responsáveis pela produção do curso, UNA-SUS/UFCSPA e a UNA-SUS/UFPEL.

A Coordenadora Geral da UNA-SUS/UFCSPA, Aline Corrêa de Souza, salienta a importância do trabalho que vem atender uma demanda de mestrado multiprofissional presente entre os profissionais do SUS. “É muito significativo estarmos participando da produção e da concepção do curso como um todo, considerando a integração dos conteúdos tanto do primeiro para o segundo semestre quanto de forma horizontal entre as disciplinas do mesmo semestre”, explica.

A próxima oficina presencial de trabalho do PROFSAUDE será realizada nos dias 2 e 3 de maio, na Fiocruz Brasília, e abordará a validação dos planos de ação pedagógica das disciplinas que compõem o curso.

Sobre o PROFSAUDE

O Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE) é uma proposta de curso em rede nacional projetada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e instituições de ensino e pesquisa que atuam no país. O mestrado tem duração de 18 meses e concluiu sua primeira turma em 2018 e iniciou a segunda em março de 2019.

O PROFSAUDE tem a finalidade de formar profissionais de saúde para exercerem atividades de atenção à saúde, docência e preceptoria, produção de conhecimento e gestão em saúde da família, com o objetivo de qualificar o sistema de saúde, melhorando indicadores de saúde do país. A UNA-SUS/UFCSPA é responsável pela elaboração e produção pedagógica das quatro disciplinas do 2º semestre do curso.

« Voltar



Comentários: