UNA-SUS traz realidade virtual, diálogo e troca de experiências para o UFCSPA Acolhe

Clique em exibir as imagens para verO último sábado, 25, foi marcado por muito sol e acolhimento na UFCSPA. Durante todo o dia, a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre abriu suas portas para a comunidade, compartilhando experiências sobre aquilo que move uma instituição de ensino superior: ciência, ensino e, principalmente, pessoas. Entre mais de 100 atividades do evento UFCSPA Acolhe, a equipe da Universidade Aberta do SUS/UFCSPA esteve presente dialogando com a população a respeito de educação, saúde e novas tecnologias.

Passaram pelo estande da UNA-SUS/UFCSPA crianças, estudantes de ensino médio, universitários, profissionais, funcionários da UFCSPA e população em geral que descobriram na prática o que a tecnologia pode fazer pela educação em saúde. Foi o jogo de realidade virtual da UNA-SUS/UFCSPA, Muiraquitã, que despertou curiosidade da estudante, Morgana Rosa, ela pretende prestar vestibular para medicina e adorou o serious game. "Achei o jogo muito realista. Ele é muito interessante, pois treina a autonomia do médico nas suas decisões, inclusive em orientações de alimentação ao paciente”, comentou.

Clique em exibir as imagens para ver

Gabriela Felix Lima, estudante de gestão pública da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), não conhecia as capacitações da UNA-SUS/UFCSPA e ficou muito interessada pelo curso Processo de Incorporação de Tecnologia em Saúde no SUS da UNA-SUS/UFCSPA, que dialoga com sua área de estudo. Andrea Sampert, enfermeira da Santa Casa e aluna do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA, também ficou feliz ao descobrir mais detalhes sobre a Rede UNA-SUS que reúne 36 universidades públicas na oferta de cursos a profissionais e estudantes da saúde.

A UNA-SUS/UFCSPA

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) é um programa do Ministério da Saúde, criado em 2010, com o intuito de manter um sistema de educação permanente e qualificação dos profissionais de saúde que atuam SUS. A UFCSPA ingressou na UNA-SUS no mesmo ano da criação do Sistema, realizando sua primeira turma do curso de Especialização em Saúde da Família em março de 2010. Desde então, além do curso de Especialização, a UNA-SUS/UFCPSA desenvolve diversos cursos de qualificação na área da saúde. Só na pós-graduação já formou mais de 3600 alunos e, nos cursos autoinstrucionais, apenas em 2018, foram emitidas 32 mil certificações.