Pesquisa sobre aprendizagem e realidade virtual é desenvolvida em parceria com a UNA-SUS/UFCSPA

Clique em exibir as imagens para verProcurando compreender o ganho de aprendizagem do uso de realidade virtual imersiva (RVI) na área da saúde, Rodrigo Tubelo realizou sua Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFCSPA. O trabalho “Elaboração de um Instrumento para Avaliação da Aprendizagem de um Serious Game em Realidade Virtual Imersiva para o Ensino na Saúde” foi defendido no dia 17 de dezembro e, para sua realização, contou com o apoio da UNA-SUS/UFCSPA.

Uma das motivações de Tubelo para o desenvolvimento de sua Dissertação foi a inexistência de literatura consolidada sobre a forma de avaliar um recurso educacional em RVI na área da saúde. Dessa maneira, o seu objetivo principal consistiu em desenvolver um instrumento de avaliação a partir das percepções de alunos de graduação em Medicina. Para isso, o recurso educacional utilizado em sala de aula foi o serious game Muiraquitã, o qual foi desenvolvido pela UNA-SUS/UFCSPA.

Conforme aponta Tubelo, o resultado foi a criação de um instrumento robusto que pode ser replicado em outros recursos educacionais em RVI. Ele também constatou que os jogos em RVI e o conteúdo textual tradicional possuem a mesma equivalência no que tange uma abordagem reflexiva. “Por outro lado, existe um interesse muito grande por parte dos alunos em aprender com RVI. O recurso possui uma avaliação muito positiva tanto na autopercepção do conhecimento quanto na experiência dentro do jogo”, complementa.

Cooperação

A UNA-SUS/UFCSPA trabalha constantemente em cooperação com pesquisadores e alunos da Universidade para o desenvolvimento do conhecimento. Tubelo que também já participou projeto salienta a importância da multidisciplinariedade para o processo de ensino e aprendizagem e também para a inovação. A criação do jogo Muiraquitã, que iniciou em 2016, contou com uma equipe multidisciplinar composta por diversos profissionais das áreas de design, das artes visuais, da tecnologia, da saúde e da pedagogia.

A Dissertação de Tubelo foi orientada pelo Prof. Dr. Sílvio César Cazella e coorientada pela Profa. Dra. Márcia Rosa da Costa.