Nova Secretária Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) visita o projeto na UFCSPA

Clique em exibir as imagens para verNa terça-feira, 9 de abril, a UFCSPA recebeu a visita da nova Secretária Executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio, e do Coordenador de Monitoramento e Avaliação da UNA-SUS, Alysson Lemos. Na ocasião, estiveram presentes representantes da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proext), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG), da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e da Pró-Reitoria de Administração (Proad) da UFCSPA e a equipe da UNA-SUS/UFCSPA.

A Coordenadora Geral da UNA-SUS/UFCSPA, Aline Corrêa de Souza, e a Vice-coordenadora Geral, Adriana Aparecida Paz, na reunião de abertura, deram boas vindas à nova secretária, apresentando a Universidade e os cursos que são desenvolvidos e coordenados pelo projeto na UFCSPA. A UNA-SUS/UFCSPA possui iniciativas de pós-graduação que já formaram mais de 3600 alunos e possuem mais de 1500 alunos ativos. Nos cursos autoinstrucionais do projeto, apenas em 2018, foram emitidas 32 mil certificações.

“Temos uma grande satisfação e um grande orgulho de a UFCSPA integrar a Rede UNA-SUS, pensando a saúde a partir de objetos de aprendizagem inovadores”, colocou na ocasião, Débora Fernandes Coelho, Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis. Alice Zelmanowicz, Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade, salientou a abrangência e capilaridade dos cursos de pós-graduação proporcionada pelo projeto e sua importância para a UFCSPA.

A Pró-Reitora de Planejamento da UFCSPA, Alessandra Dahmer, reiterou a importância da UNA-SUS para a Universidade. “Em qualquer ação que pensamos, nunca deixamos de considerar o Projeto”, salientou. Alessandra foi uma das professoras responsáveis pela implementação da UNA-SUS na Universidade. Ela destacou a permeabilidade dos cursos da UNA-SUS/UFCSPA e lembrou que a UFCSPA foi uma das primeiras universidades a se comprometer com a iniciativa nos estados da região Norte. “Embora houvesse uma logística complicada, sempre tivemos o compromisso da formação da saúde como um todo”, frisou.

Fabiana Damásio enfatizou, no encontro, que, quando se fala em formação EAD, fala-se em formação acadêmica, mas também de uma responsabilidade ainda maior que é a formação do trabalhador e da trabalhadora em saúde e saúde pública do Brasil. “Agradecemos a acolhida e a colaboração. O projeto só é possível no momento que a gestão assume como prioridade”, salientou a nova secretária.

Após a reunião, a Secretária Executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio, e o Coordenador de Monitoramento e Avaliação da UNA-SUS, Alysson Lemos, puderam conhecer as dependências da Universidade e também da UNA-SUS/UFCSPA, guiados pelas coordenadoras, Aline Souza e Adriana Paz. Foram visitados os prédios da Universidade, o Centro de Simulação e também os núcleos de trabalho do projeto.