INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 8 DE AGOSTO!

Clique em exibir as imagens para ver

Profissionais e estudantes da área da saúde e demais interessados pelo tema, podem se inscrever para a nova oferta do curso Prevenção e Manejo de Pacientes Oncológicos na Atenção Primária à Saúde, oferecido pela UNA-SUS/UFCSPA, integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

O curso tem início imediato é 100% online, gratuito e autoinstrucional. As matrículas podem ser realizadas acessando o link.

Os conteúdos abordados têm como objetivo desenvolver uma atitude receptiva dos médicos para com os diversos tipos de pacientes oncológicos, sejam aqueles que tiveram diagnóstico de câncer e estão em remissão completa após o término de seu tratamento,  pacientes que têm risco de desenvolver efeitos tardios dos tratamentos oncológicos, ou ainda aqueles com risco de recidiva, segundo tumor primário ou com alto risco de desenvolver a doença.

De acordo com a Médica Oncologista, Professora Doutora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e autora do curso, Alice Zelmanowicz, “o número de pacientes com risco de câncer ou com a doença já em curso vem aumentando. Conhecer essa doença, como se previne novos casos e maneiras de melhorar a vida do paciente durante e após o tratamento é muito importante para os profissionais da saúde da Atenção Primária”.

Para isso, o curso traz uma revisão de conhecimentos básicos sobre o tema, buscando embasar a assistência e a análise de dados clínicos e epidemiológicos para oferecer uma atenção mais individualizada a cada paciente.

Dividido em 8 unidades, o módulo possibilita que o aluno aprofunde e reforce os conhecimentos sobre a biologia do Câncer, história familiar, níveis de intervenção preventiva, prevenção primordial e primária, secundária, terciária, quaternária e complicações do tratamento oncológico.

“O atendimento nos seus diversos níveis integrado e baseado na melhor evidência científica é essencial para garantir a saúde da população e otimizar os recursos disponíveis" explica Alice.

Apesar de ser um módulo integrante da capacitação dos Programas de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) e Mais Médicos, o curso é livre para profissionais que não estão vinculados aos Programas.