MENU

Imunizações da Gestante é tema de Defesa no Mestrado do PPG-Enf/UFCSPA e de curso da UNA-SUS/UFCSPA


Imunizações da Gestante é tema de Defesa no Mestrado do PPG-Enf/UFCSPA e de curso da UNA-SUS/UFCSPA

Clique em exibir as imagens para verNo dia 12 de julho, a mestranda, Bianca Ledur Monteiro, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Enfermagem da UFCSPA defendeu o Trabalho Final de Curso “Imunizações da Gestante: construção de um curso autoinstrucional na modalidade educação a distância”. O trabalho contou com a parceria da UNA-SUS/UFCSPA que auxiliou tecnicamente no planejamento e produção pedagógica do curso.

A vice-coordenadora da UNA-SUS/UFCSPA, Adriana Paz, explica que a parceria se estabeleceu no sentido de potencializar a proposta da pesquisa apresentada à Banca Examinadora de Qualificação. “Levando em consideração que em uma edição do curso presencial seria possível atingir em torno de 30 profissionais, a UNA-SUS/UFCSPA traz a possibilidade de uma abrangência nacional em uma capilaridade maior, alcançando salas de vacinas, técnicos e enfermeiros de todo o Brasil, através do produto gerado no PPG-Enf como curso de formação profissional”, aponta Adriana.

Bianca conta que o trabalho junto com a UNA-SUS/UFCSPA foi um processo de aprendizagem principalmente nas questões pedagógicas. “Como enfermeira eu contribuo com conteúdo, mas expressá-lo através de um curso na modalidade educação a distancia foi um desafio. A equipe técnica e pedagógica da UNA-SUS me deu todo o suporte, e tivemos um resultado muito especial. Este produto vai qualificar ainda mais a assistência de saúde em relação à gestante e ao recém-nascido”, conta a pesquisadora.

O Trabalho Final de Curso de Bianca Ledur Monteiro foi orientado pela Profa. Dra. Débora Fernandes Coelho e co-orientado pela Profa. Dra. Alísia Helena Weis. O curso construído é de qualificação profissional e divide-se em três módulos, totalizando 20 horas/aula. Ele aborda os seguintes conteúdos: a história e princípios da imunização e o Programa Nacional de Imunização; dados epidemiológicos de doenças imunopreveníveis; aspectos relacionados à assistência pré-natal; e, o calendário vacinal da gestante e da gestante vivendo com HIV. O curso será ofertado com cronograma a ser divulgado.

« Voltar



Comentários: