Formatura da primeira turma do ProfSaúde acontece na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro

Clique em exibir as imagens para verNa última sexta-feira, 30, ocorreu a formatura da Turma I do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde). A cerimônia foi realizada na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro/RJ, e contou com presença de autoridades e da Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado, coordenações do curso nas instituições da rede e alunos. Foram 180 profissionais que finalizaram o Mestrado no país.

O ProfSaúde é executado em rede nacional, com a coordenação da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e realização da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e instituições de ensino parceiras. A UNA-SUS/UFCSPA é responsável pela elaboração e produção pedagógica das quatro disciplinas do segundo semestre do curso.

Na cerimônia, representando a coordenação do curso na UFCSPA, estiveram presentes a Coordenadora Pedagógica do projeto UNASUS/UFCSPA, Profa. Dra. Marta Quintanilha Gomes, e a Profa. Dra. Maria Eugênia Bresolin Pinto, coordenadora do ProfSaúde no período 2016-2018, e integrante da Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado. Também participaram do evento quatro egressos da UFCSPA: Antonio Marcos de Almeida, Greg de Sá Silva, Gisele de Césaro Schafirowitz e Rafael Garcia Eymael.

O ProfSaúde é uma pós-graduação projetada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e instituições de ensino e pesquisa que atuam no país. O mestrado tem duração de 24 meses e tem a finalidade de formar profissionais de saúde para exercerem atividades de atenção à saúde, docência e preceptoria, produção de conhecimento e gestão em saúde da família, com o objetivo de qualificar o sistema de saúde. Em 2020, o ProfSaúde terá a primeira turma multiprofissional, englobando enfermeiros, odontólogos e médicos.

Com informações da Ascom UFCSPA