MENU

Cursos UNA-SUS/UFCSPA


PROVAB

O Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica – PROVAB foi instituído em setembro de 2011 pelo Ministério da Saúde com o intuito de estimular e valorizar o profissional de saúde (médico, enfermeiro e cirurgião-dentista) que atua em equipes multiprofissionais da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família e levá-los para localidades com maior carência deste serviço.

O profissional participante do programa recebe uma bolsa de estudos vinculada a um curso de especialização em Saúde da Família, com duração de 12 meses. Os profissionais têm dedicação de 32 horas para as atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde e de 8 horas no curso de especialização.

A especialização em Saúde da Família desenvolvida pela UNA-SUS/UFCSPA é desenvolvido em 3 eixos: Instrumentalização em EAD,  Módulos de Campo e Módulos de Núcleo. O aluno conta com o auxílio de tutores e do Apoio Acadêmico que faz o monitoramento da participação e desempenho destes alunos durante todo o período do curso. Os Módulos de Núcleo tem como metodologia pedagógica o Aprendizado Baseado em Problemas, em que o aluno é instruído a partir de 25 casos complexos ambientados em três cidades virtuais desenvolvidas como objetos educacionais.

Especialização em Avaliação em Serviços de Saúde

O curso de especialização em Avaliação em Serviços de Saúde é uma parceria da UNA-SUS/UFCSPA e da Rede de Governo Colaborativo da UFRGS. O curso visa a formação de avaliadores em saúde a partir do desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades no campo da avaliação dos serviços de saúde.

O curso tem 600 vagas para os avaliadores e 100 para os supervisores do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ. É uma especialização de 1 ano de duração, dividido em 2 eixos: o primeiro de Saúde Coletiva e um segundo eixo específico em Avaliação de Serviços de Saúde.

O diferencial da proposta é a ênfase em Educação Permanente dada à especialização dos Supervisores do PMAQ. Esses profissionais atuarão como tutores dos Avaliadores do PMAQ na especialização em Avaliação em Serviços de Saúde e há um segundo módulo com carga horária maior.

Mais Médicos

A rede UNA-SUS aliou-se ao Programa Mais Médicos para auxiliar e promover a política de educação permanente proposta pelo Programa.

A UNA-SUS/UFCSPA irá promover o curso de Especialização em Saúde da Família para turmas formadas exclusivamente com profissionais inscritos no Programa Mais Médicos no Rio Grande do Sul (região metropolitana de Porto Alegre), Pará e Sergipe. Além da carga horária semanal de 32 horas de atividades práticas nas UBS, os profissionais do Programa dedicarão 8 horas semanais para a especialização, que objetiva capacitá-los, proporcionar uma supervisão acadêmica e estimular a realização de pesquisas no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

Atenção Domiciliar

O Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância proposto pela Rede UNA-SUS tem o objetivo de fazer com que gestores se tornem aptos a implantar e gerenciar serviços de Atenção Domiciliar e que profissionais da atenção à saúde desenvolvam habilidades para qualificar o atendimento prestado nessa modalidade.

O programa online, composto por 19 módulos e totalmente autoinstrutivo, é produzido por 8 universidades da rede UNA-SUS. A UNA-SUS/UFCSPA produz os módulos: Cuidadores, Abordagem Familiar na Assistência Domiciliar e Gestão da Clínica na Assistência Domiciliar.

Os módulos desenvolvidos pela UNA-SUS/UFCSPA são voltados aos profissionais de nível superior que atuam nas Equipes de Matriciamento na Assistência Domiciliar (EMAD) e aos profissionais das Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e abordam diversos aspectos da atividade prática diária desses profissionais, relacionados com a Assistência Domiciliar.

Os módulos são sistematizados e estruturados em forma de curso modular, com metodologia ativa e preenchem uma lacuna à qual muitos dos profissionais estão submetidos, devido a falta de especialização para atuar na APS.

Introdutório a Estratégia Saúde da Família para SES/RS

O curso Introdutório a ESF da SES/RS nasceu pela necessidade de qualificar os profissionais de Atenção Primária à Saúde que atuam na Estratégia de Saúde da Família nas regionais do Rio Grande do Sul. Na busca de uma nova metodologia para o curso Introdutório em Saúde da Família de 40 horas, proposto pelo Ministério da Saúde, um conjunto de profissionais da UFCSPA e da Secretária Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul elaboraram o curso Introdutório SES/RS.

O curso, voltado aos profissionais  que atuam na Estratégia de Saúde da Família, tem 60 horas de duração e objetiva gerar práticas de saúde que possibilitem a integração das ações individuais e coletiva, capacitando e orientando os profissionais às necessidades e realidades municipais, a partir da discussão dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e seus Programas, instrumentalizando as equipes na organização inicial do seu processo de trabalho. O Curso é na modalidade Semi-presencial com material, atividades presenciais desenvolvidas com o apoio da Equipe Pedagógica da UNA-SUS/UFCSPA que integrarão com as atividades desenvolvidas no ambiente virtual pelos alunos e tutores, buscando que o conteudo seja aplicado na prática pelas equipes já nos primeiros momentos do Curso.

« Voltar



Comentários: