Cursos da UNA-SUS/UFCSPA ofertados em 2019 têm mais de 100 mil alunos

Clique em exibir as imagens para verA Universidade Aberta do Sistema Único da Saúde (UNA-SUS) trabalha pela qualificação dos profissionais do SUS e estudantes da área da saúde. Para isso, a Rede desenvolve cursos contextualizados na realidade da saúde coletiva, gerando resultados positivos para o atendimento da população. A UFCSPA, fazendo parte da da UNA-SUS desde sua criação, somente por meio dos cursos autoinstrucionais ofertados em 2019 atendeu mais de 100 mil alunos.

Durante o último ano, foram realizadas 11 ofertas das qualificações da UNA-SUS/UFCSPA, das quais três ainda estão em andamento. Os cursos ofertados foram: Abordagem Familiar na Atenção Domiciliar (30h); Processo de Incorporação de Tecnologia em Saúde no SUS (20h); Gestão da Clínica na Atenção Básica (60h); Prevenção e Manejo de Pacientes Oncológicos na Atenção Primária a Saúde (30h); PORTOS - Português Online para a Saúde (60h); e, Hemograma, Anemia e Linfadenopatia (30h).

Para 2020, diversos aprimoramentos já estão previstos com a revisão de conteúdos e do layout dos cursos do Programa Melhor em Casa e do curso Hemograma, Anemia e Linfadenopatia. Serão ofertadas pelo menos 16 novas turmas.

Além das qualificações autoinstrucionais, a UNA-SUS/UFCSPA também desenvolve cursos de pós-graduação, como a Especialização de Preceptoria de Medicina de Família e Comunidade e o Mestrado Profsaúde Multiprofissional, que terá início em abril de 2020. Na pós-graduação, o projeto teve sua primeira turma em 2010, com o curso de Especialização em Saúde da Família. Em todas as ofertas da pós-graduação, já foram formados mais de 3600 alunos.

UNA-SUS

A Universidade Aberta do Sistema Único da Saúde (UNA-SUS) é um programa do Ministério da Saúde, criado em 2010, com o intuito de manter um sistema de educação permanente e qualificação dos profissionais de saúde que atuam SUS. Coordenado pelo Ministério da Saúde, por meio da atuação conjunta da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Sistema UNA-SUS conta com uma Rede colaborativa formada atualmente por 34 instituições de ensino superior públicas que oferecem cursos a distância gratuitamente. O sistema já está presente em mais de 99% do território brasileiro e alcançou mais de 2,7 milhões de matrículas realizadas.

Com informações da Ascom SE/UNA-SUS.