Curso de Especialização em Saúde da Família

Clique em exibir as imagens para verO Módulo de Campo tem duração de 190 horas e discute questões de Saúde Coletiva como Políticas Públicas de Saúde; Sistema Único de Saúde; Abordagens em Saúde individual, familiar e comunitária; Epidemiologia aplicada a APS; questões relacionadas ao Trabalho em Equipe, como Ética e Situações de Violência. Os alunos são acompanhados por tutores com experiência na área da Saúde Coletiva que auxiliam nas discussões de cada unidade de conteúdo. Ao final deste Eixo é realizado uma atividade presencial nos pontos de apoio com a presença dos professores e tutores para a realização do fechamento do período e da avaliação presencial.

No Módulo de Núcleo, também com duração de 180 horas, são desenvolvidas atividades específicas para as três profissões (Enfermagem, Medicina e Odontologia). São abordadas, por meio de casos complexos, as questões mais prevalentes na Atenção Primária à Saúde (APS) relacionadas a Assistência Integral da Saúde da Criança e Adolescente, da Mulher, do Adulto e Idoso, além da Saúde Mental e Urgências na APS. Nestes módulos, os alunos são acompanhados por tutores a distância de núcleo profissional com formação na área, ou seja, enfermeiros são acompanhados por tutores enfermeiros para que possam fazer discussões clínicas e troca de experiências. Os tutores auxiliam no diagnóstico das maiores dificuldades do profissional na sua prática de núcleo clínico e a partir disto auxiliam no desenvolvimento de um plano de estudo e de ação e também avaliará a necessidade de redirecionamento do plano de estudo que deverá ocorrer do meio para o final das unidades de núcleo. Durante o Eixo de Núcleo profissional o aluno desenvolverá o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com carga horaria de 20 horas no formato de um portifólio. Ele deverá desenvolver o portifólio atraves de atividades de reflexão sobre o seu aprendizado no Curso e o seu trabalho na Unidade de Saúde da Familia, que ao final do Eixo constituirão o TCC de forma gradual.

Após o término dos módulos de núcleo é realizado encontro presencial, com a participação dos professores das unidades e avaliadores convidados, nos pontos de apoio, para as apresentações finais dos TCCs desenvolvidos pelos profissionais e para a avaliação presencial final do curso.