Compartilhando experiências: UNA-SUS/UFCSPA ministra aula para alunos do PGG-Enf

Clique em exibir as imagens para verNa última quinta-feira, 19, a UNA-SUS/UFCSPA participou da disciplina de Produtos em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFCSPA. Na ocasião, a equipe do projeto compartilhou conhecimentos técnicos e experiências sobre o processo de construção de um curso EaD em saúde. Foram abordados tópicos como a elaboração de um plano de ação pedagógica e storyboard, o uso e abordagem do Design na escolha de cores, letras e elaboração de leiautes para o desenvolvimento do curso, o software para geração de SCORM no Moodle e gestão do curso no ambiente do virtual.

Simone Boettcher, aluna do Mestrado Profissional em Enfermagem do PPG-Enf, considerou a aula muito boa, incentivando que mais capacitações nesse formato pudessem acontecer. O projeto dela para o Mestrado é um curso EaD para profissionais enfermeiros sobre o uso de cateter venoso central em pacientes pediátricos em ambiente domiciliar, a aula com a UNA-SUS/UFCSPA, dessa maneira, dialogou de forma produtiva com sua pesquisa. O momento fortaleceu a visão de Simone da necessidade de se criar um curso dinâmico e de acesso rápido, permitindo acessibilidade da informação ao aluno.

A disciplina de Produtos em Enfermagem, conforme explica a Profa. Dra. Adriana Paz, tem o objetivo de trazer métodos que possam ser utilizados para o desenvolvimento de produtos em enfermagem, como os cursos de formação profissional. Ministraram a última aula a Profa. Dra. Adriana Aparecida Paz, Vice-Coordenadora da UNA-SUS/UFCSPA, e da equipe da UNA-SUS/UFCSPA, a Gerente de Produção Pedagógica, Alessandra Tavares Francisco Fernandes, o Analista de Produção, Carlos Eduardo Wudich Borba, e a bolsista de ensino de Design, Daniela Barbosa Behrends.