MENU

Anais da Terceira Mostra de Experiências Exitosas da Rede UNA-SUS são publicados


Anais da Terceira Mostra de Experiências Exitosas da Rede UNA-SUS são publicados

Clique em exibir as imagens para verNo mês de junho, a UNA-SUS/UFCSPA, em parceria com a Editora da UFCSPA, publicou os Anais da Terceira Mostra de Experiências Exitosas da Rede UNA-SUS. A Mostra ocorreu durante a 24ª Reunião da Rede UNA-SUS e foi realizada a partir do tema “Ciência e Tecnologia na Inovação da Educação a Distância em Saúde”. O livro traz 34 trabalhos que foram produzidos pelas Universidades da Rede UNA-SUS, pela Fundação Oswaldo Cruz e pela Secretaria Executiva da UNA-SUS.

A publicação dos Anais permite que a produção científica da Rede possa fomentar a discussão da educação em saúde para além do evento realizado, divulgando o trabalho desenvolvido pelas instituições de forma acessível. A Mostra, como os Anais, foi dividida em três eixos temáticos: Avaliação educacional: diagnóstica, somativa e formativa; Resultados e impactos dos cursos na prática; e, Tecnologias educacionais.

A UNA-SUS/UFCSPA escolheu compartilhar duas produções durante o evento. No eixo “Resultados e impactos dos cursos na prática”, os anais trazem o trabalho “Contribuições de um Curso de Especialização em Saúde da Família para o Profissional Enfermeiro”. A pesquisa avaliou 23 portfólios de enfermeiros que realizaram o curso de Especialização em Saúde da Família, no período de setembro de 2012 a fevereiro de 2015. Por uma análise qualitativa, foi possível evidenciar, a partir dos relatos de ações de saúde que foram desenvolvidas pelos profissionais e as reflexões fomentas pelo curso, que a Especialização proporcionou uma mudança nas práticas de trabalho dos enfermeiros.

No eixo Tecnologias educacionais, a UNA-SUS/UFCSPA apresentou o trabalho “Muiraquitã: jogo educativo em realidade virtual imersiva voltado ao ensino de atenção domiciliar”. Na Mostra, foi compartilhada a experiência do game criado para desenvolvimento de habilidades e competências de estudantes no ensino da atenção primária. Para isso, contou com uma equipe interdisciplinar formada por médicos, pedagogos, game designers, programadores e artistas 3D. O game mostra-se como um objeto de aprendizagem que pode gerar engajamento do aluno e propiciar reflexões em sala de aula a cerca da experiência do jogador.

Confira todos os trabalhos dos Anais da Terceira Mostra de Experiências Exitosas Clique Aqui.

24ª Reunião

A 24ª Reunião da Rede UNA-SUS foi organizada pela UNA-SUS/UFCSPA e a Secretaria Executiva da UNA-SUS/Ministério da Saúde e ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro de 2018, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O evento teve como objetivo reunir representantes e colaboradores das 36 instituições que compõem a Rede da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), promovendo o compartilhamento de experiências, de maneira propositiva e inovadora.

A Rede da Universidade Aberta do SUS é constituída pelas seguintes instituições públicas de educação:

Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Universidade Federal de Rondônia
Instituto Federal de Santa Catarina
Univerdade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade de Brasília
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Permambuco
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de São João del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Mato Grosso
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sergipe
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Vale do São Francisco

« Voltar



Comentários: