Anais da Terceira Mostra de Experiências Exitosas da Rede UNA-SUS são publicados

Clique em exibir as imagens para verNo mês de junho, a UNA-SUS/UFCSPA, em parceria com a Editora da UFCSPA, publicou os Anais da Terceira Mostra de Experiências Exitosas da Rede UNA-SUS. A Mostra ocorreu durante a 24ª Reunião da Rede UNA-SUS e foi realizada a partir do tema “Ciência e Tecnologia na Inovação da Educação a Distância em Saúde”. O livro traz 34 trabalhos que foram produzidos pelas Universidades da Rede UNA-SUS, pela Fundação Oswaldo Cruz e pela Secretaria Executiva da UNA-SUS.

A publicação dos Anais permite que a produção científica da Rede possa fomentar a discussão da educação em saúde para além do evento realizado, divulgando o trabalho desenvolvido pelas instituições de forma acessível. A Mostra, como os Anais, foi dividida em três eixos temáticos: Avaliação educacional: diagnóstica, somativa e formativa; Resultados e impactos dos cursos na prática; e, Tecnologias educacionais.

A UNA-SUS/UFCSPA escolheu compartilhar duas produções durante o evento. No eixo “Resultados e impactos dos cursos na prática”, os anais trazem o trabalho “Contribuições de um Curso de Especialização em Saúde da Família para o Profissional Enfermeiro”. A pesquisa avaliou 23 portfólios de enfermeiros que realizaram o curso de Especialização em Saúde da Família, no período de setembro de 2012 a fevereiro de 2015. Por uma análise qualitativa, foi possível evidenciar, a partir dos relatos de ações de saúde que foram desenvolvidas pelos profissionais e as reflexões fomentas pelo curso, que a Especialização proporcionou uma mudança nas práticas de trabalho dos enfermeiros.

No eixo Tecnologias educacionais, a UNA-SUS/UFCSPA apresentou o trabalho “Muiraquitã: jogo educativo em realidade virtual imersiva voltado ao ensino de atenção domiciliar”. Na Mostra, foi compartilhada a experiência do game criado para desenvolvimento de habilidades e competências de estudantes no ensino da atenção primária. Para isso, contou com uma equipe interdisciplinar formada por médicos, pedagogos, game designers, programadores e artistas 3D. O game mostra-se como um objeto de aprendizagem que pode gerar engajamento do aluno e propiciar reflexões em sala de aula a cerca da experiência do jogador.

Confira todos os trabalhos dos Anais da Terceira Mostra de Experiências Exitosas Clique Aqui.

24ª Reunião

A 24ª Reunião da Rede UNA-SUS foi organizada pela UNA-SUS/UFCSPA e a Secretaria Executiva da UNA-SUS/Ministério da Saúde e ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro de 2018, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O evento teve como objetivo reunir representantes e colaboradores das 36 instituições que compõem a Rede da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), promovendo o compartilhamento de experiências, de maneira propositiva e inovadora.

A Rede da Universidade Aberta do SUS é constituída pelas seguintes instituições públicas de educação:

Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Universidade Federal de Rondônia