A REALIDADE VIRTUAL IMERSIVA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

AClique em exibir as imagens para ver UNA-SUS/UFCSPA aproveitou a ocasião do 8º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTms) que ocorreu em Gramado entre os dias 14 e 17 de Novembro, para apresentar ao público presente uma amostra dos recursos que têm desenvolvido em Realidade Virtual Imersiva (RV).

A Realidade Virtual (RV) é um recurso seguro que possibilita simular uma situação real em ambientes digitais.  A UNA-SUS/UFCSPA investe neste recurso e utiliza a RV como ferramenta de estímulo para imersão do aluno, possibilitando-o visualizar, manipular e interagir com os conteúdos educacionais, permitindo resposta em tempo real.

O VR ATENÇÃO DOMICILIAR é o primeiro jogo em RV imersiva voltado para o ensino em APS. Os profissionais de saúde podem ter a experiência de fazer uma Visita Domiciliar sem sair de casa em um ambiente que simula a prática do dia a dia de atuação.

O DENTAL TRAINING é o primeiro simulador em RV imersiva voltado para o ensino em odontologia na Plataforma Oculus da SAMSUNG. Destinado à dentistas, permite realizar o preparo para uma prótese fixa em um ambiente de consultório odontológico virtual.

Ainda em desenvolvimento, os recursos em RV exclusivos UNA-SUS/UFCSPA permitem ao aluno construir conhecimento e desenvolver habilidade através da simulação e engajamento com a experiência situacional. O público do Congresso teve a oportunidade de experimentação e, em tempo real, trocar percepções com a equipe do Projeto que estava presente no evento.

“Para a UNA-SUS/UFCSPA é importante o feedback do público em relação às tecnologias que estamos desenvolvendo, aprimorar esses recursos de acordo com a experiência dos usuários oportuniza a busca pela qualidade dos objetos educacionais”, destaca Rodrigo Tubelo, Gerente Executivo da UNA-SUS/UFCSPA.

O uso da RV na educação em saúde contribui para melhor qualidade dos processos educativos e para a humanização da plataforma de ensino à distância, em que o aluno imprime caráter pessoal na prática

Para Tubelo, “o momento do 8º CBTms foi pertinente para apresentarmos o trabalho que a nossa equipe vem desenvolvendo em Realidade Virtual Imersiva. As metodologias para uma formação qualificada dos profissionais de saúde foram um dos destaques durante o Congresso,  por ser um tema indispensável para qualquer Instituição de Ensino que queira oferecer um ensino de qualidade”.

Assista em primeira mão ao vídeo que a equipe do Projeto desenvolveu para apresentar no 8º CBTms, clicando aqui!