MENU

25ª Reunião da Rede UNA-SUS promove compartilhamento de experiências em EaD e educação permanente em saúde


25ª Reunião da Rede UNA-SUS promove compartilhamento de experiências em EaD e educação permanente em saúde

Clique em exibir as imagens para verDurante os dias 7 e 8 de novembro, ocorreu a 25ª Reunião da Rede UNA-SUS, em Salvador, na Bahia, promovido pela UNA-SUS/UFBA. O evento reuniu coordenadores e técnicos das 32 Instituições de Ensino Superior que compõe a Rede da Universidade Aberta do SUS. Foram dias de intensos debates, discussões e trocas de experiências, compostos por rodas de conversa, oficinas, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos.

Um dos pilares para aprimoramento e viabilidade da educação a distância (EaD) são as tecnologias de comunicação e informação (TICs) e as formas de apresentação de conteúdos. Nesse sentido, o evento trouxe questões importantes como os desafios da abordagem pedagógica nos cursos de especialização EaD, as tecnologias e tendências educacionais, o desenvolvimento de jogos sérios em EaD e o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES). O ARES atualmente reúne mais de 13 mil recursos educacionais de livre acesso, construídos em quase 10 anos de Rede UNA-SUS.

Representando a UNA-SUS/UFCSPA na Reunião, estiveram presentes a Vice-coordenadora do projeto na UFCSPA, a Profa. Dra. Adriana Aparecida Paz, e a Gerente de Produção Pedagógica, Alessandra Tavares Francisco Fernandes. Além de participar das discussões e mesas, elas também apresentaram três trabalhos na IV Mostra de Experiências Exitosas. Adriana destaca a importância da UNA-SUS/UFCSPA no evento para compartilhar e conhecer os avanços e as perspectivas em relação aos 32 pontos da Rede UNA-SUS. “Além disso, foi possível conhecer excelentes experiências exitosas como produção do conhecimento e de oportunidades de melhoria na gestão e oferta da EaD”, salienta Adriana.

IV Mostra de Experiências Exitosas

Na programação da 25ª Reunião UNA-SUS, ocorreu a IV Mostra de Experiências Exitosas. A Mostra trouxe três eixos: Desafios-Experiências na Elaboração de Propostas Educativas; Relação Entre o Processo Educativo e Mudanças no Processo de Trabalho; e, Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais. Foram 43 resumos em formato de pôster apresentados, sendo três deles da UNA-SUS/UFCSPA com os títulos: Formação de Tutores Médicos para Interação em Fóruns na Modalidade EaD; Potencializando a Reutilização de Recursos Educacionais: a Disponibilização no ARES dos Materiais Produzidos pela UNA-SUS/UFCSPA; e Processo de Trabalho da Secretaria Acadêmica do Curso de Especialização em Saúde da Família.

Para ver os trabalhos completos, acesse os Anais aqui.

Publicação

Na 25ª Reunião da Rede UNA-SUS também foi lançado o quinto livro com o título “Práticas Inovadoras da Rede UNA-SUS: experiências e desafios para a educação permanente do SUS”. A publicação foi organizada pela UNA-SUS/UFBA, com apoio da SE/UNA-SUS, contando com 12 capítulos. Diversos temas foram abordados, entre eles o capítulo que aborda a “Formação de preceptores de Medicina de Família e Comunidade: a experiência da UNASUS/UFCSPA na oferta de um curso de especialização na modalidade EaD”, escrito pela equipe do projeto na UNA-SUS/UFCSPA.

Confira o livro aqui.


Com informações da SE/UNA-SUS

« Voltar



Comentários: