CIDADE


À luz da cidade fictícia literária que homenageia, Santa Fé está encravada no Vale da Cuia em uma região do sul do Brasil. Resguarda características típicas da cidade interiorana sul-rio-grandense: foi colonizada predominantemente por italianos, embora se vislumbre uma população de ascendência alemã, asiática e africana em menores quantidades. Visite Santa Fé e conheça a primeira cidade virtual construída pela equipe UNASUS - UFCSPA a partir de uma oficina literária.    

Leia mais
ESF


A Estratégia em Saúde da Família da cidade de Santa Fé é formada por oito Unidades Básicas de Saúde. Sendo a ESF Alto Santa fé uma das primeiras equipes implantadas na cidade. A prefeitura tem o objetivo de cobrir 100% da população no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Assim, possui unidades de Equipe simples ou duplas.

HISTÓRIA


Fundada em 12 de setembro 1895, após a rebelião dos Lavorini, família tradicional da região, que deu nome à cidade devido à abundância do capim homônimo, que adornava os telhados das construções, Santa Fé é uma cidade localizada na Região do Vale da Cuia, às margens do Rio Carreiro, no Rio Grande do Sul, Brasil. Conta a história que a rebelião se deu pela independência do então povoado da Colônia de Guaporé, sua vizinha ao sul, por conta dos altos impostos que lhe era cobrado e pelo pouco retorno de estrutura.

Leia mais
REGIÕES
DADOS


População: 36 383 habitantes (10 914 128)
Área: 613 Km² (281 748, 538)
Densidade populacional: 52,8 hab/Km² (40,3)
IDH: 0,817 (0,814)
PIB: R$ 942.559.482,00 (202,950 bilhões)
Renda per Capta: R$ 27.914,00 (18.771)

Leia mais
MÍDIAS


Nossa cidade possui uma Rádio Comunitária que veicula, além dos hits do momento, programas interativos e informativos sobre assuntos da atualidade para o deleite de seus ouvintes. Conta também com um veículo impresso de propagação de notícias.

Leia mais
PREFEITURA


SECRETARIA DA SAÚDE


Compete à Secretaria Municipal de Saúde planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde no âmbito municipal. Participar do planejamento, programação e organização da rede regionalizada e hierarquizada do Sistema Único de Saúde - SUS, em articulação com sua direção estadual. Participar da execução, controle e avaliação das ações referentes às condições e aos ambientes de trabalho.

Leia mais